sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre a progressão continuada

Na verdade,seria uma proposta com tudo pra dar certo;porém a propaganda que nos foi mostrada,não condiz com a realidade das experiências que temos vivido;com a implementação dos ciclos em Porto Alegre,formaram-se numerosas turmas de progressão,destinadas aos alunos que estavam fora da idade correspondente ao seu ano de ciclo;todo o "circo" montado;professor referência,professor volante,especializados de Arte educação e Educação Física no 1º ciclo e Línguas a partir do 2º ciclo;turmas menores,com 20 alunos e todo um aparato pedagógico...?????
A proposta inicial era de que ,durante o ano letivo,os alunos das turmas de progressão avançassem para o ano ciclo adequado à idade;esbarramos no primeiro problema;as turmas regulares estavam lotadas,não havia vagas para nossos alunos;segundo problema,os professores argumentavam que já havia sido trabalhados muitos conteúdos enquanto estes alunos não estavam nas turmas;não haveria como dar conta de repassar estes conteúdos para eles;nem mesmo com o suporte dos volantes ....
Sem contar,que os alunos oriundos das turmas de progressão eram por demais indisciplinados em sua maioria.....mais um ponto negativo contra eles;
E,neste ponto,surgia um grande impasse:o grupo de professores se dividia entre os que tinham desejo de resgatar estes alunos e aqueles que não queriam se envolver;havia também o critério de quem "pegaria" estas turmas...e geralmente sobrava para os novatos na rede.
Em poucas escolas houve realmente o empenho e esforço de fazer funcionar a proposta;seja por falta de estrutura,decepção com o que foi prometido e não aconteceu,ou realmente pela dificuldade de se trabalhar em conjunto,de fazer acontecer um planejamento efetivo e voltado ao pedagógico....
De qualquer forma,os alunos foram enturmados;durante o ano letivo ou ao final deste;e aí entramos na Progressão Continuada....com ou sem alcançar os objetivos,conteúdos,habilidades ou o nome que se queira dar(seguindo ao sabor da corrente partidária no poder)..Em alguns 4 ou 5 anos as turmas de progressão foram extintas,mesmo sendo visível e necessária a existência delas nas escolas.
E como num conto de fadas,os anos se passaram....os alunos avançaram e continuam avançando;os conteúdos que eram desenvolvidos há um tempo atrás,não conseguem mais ser vencidos no anos ciclo correspondente;alunos silábicos na aquisição da leitura e escrita avançam para o 3º ano do 1º ciclo(antiga 2ª série,na correspondência);ouvimos cada vez mais dos entendidos que " o aluno JÁ consegue escrever uma pequena produção de texto ou resolver histórias matemáticas simples"...seria ótimo se não fosse em relação à um aluno de 12 anos,cursando o 2º ano do 3º ciclo(antiga 7ª série)....
Leitura,interpretação,ortografia,produção textual,resolução de cálculos e situações problema,envolvendo as quatro operações,conhecimento de cidade,capitais e países,localização geográfica..a pura e simples compreensão de ordens de exercícios...tudo ficou reduzido pela metade,para ser bem generosa....tanto que quando encontramos ex-alunos,que estão cursando ou já concluíram o médio ,nos sentimos felizes e gratificadas....
Estamos construindo a maior e mais referendada geração de analfabetos funcionais!
Seria muito tranquilo culpar os docentes e seu descaso.....
Mas isso não mudaria a situação em que se encontram nossos alunos,nem refletiria a realidade;a situação cada vez mais desgastante e desgastada das escolas;a nossa frustração por nos sentirmos impotentes em relação à uma situação que cresce como bola de neve;inicia com os pequenos e cresce junto com eles,chegando ao final do ensino fundamental mostrando as lacunas de toda uma trajetória escolar,agora com 9 anos de duração....onde conhecemos os nosso pequenos com 6 anos ,quando ingressam na escola e os acompanhamos até os 14,quando devem estar saindo...e com pesar,percebemos que pouco cresceram cognitivamente,que muito se perdeu e se deixou de fazer,nesses longos 9 anos.

Como seria importante dar ouvidos aos professores;ouvir suas experiências e sugestões;seria uma grande tentativa de reverter este quadro;de proporcionar aprendizagem aos alunos,de fazer valer os 9 anos em que ficaram conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário