sábado, 1 de maio de 2010

Política de inclusão-meu relato de professora 4


Quando um caso de inclusão dá certo com algum aluno meu,eu realmente fico muito feliz e tento me espelhar naquela experiência para conseguir novos resultados...
fico feliz pela criança,pela sua vitória e pela sua interação com o meio dito normal e pelas coisas que ela aprendeu.....
fico feliz pela família,pois imagino como deve ser para uma mãe imaginar que seu filho precisa de muito mais estímulo e atenção e cuidados e que um dia,se ele não conseguir se tornar mais independente e ela faltar(morrer) sua preocupação com ele será diferente daquela mãe que tem um filho que nunca dependeu tanto dela depois de adulto.....

quando um caso de inclusão não dá certo,não espero a pena nem solidariedade de ninguém comigo....e nem conto com a comiseração de ninguém...até porque a maioria das pessoas não se importa se o professor está feliz ou satisfeito com sua realidade...querem resultados e que ajeitem as 30 crianças numa sala de aula,pelo menos por 4 horas diárias....
me sinto impotente,pois sim,não houve estrutura necessária para que este aluno se desenvolvesse,me sinto triste,pela família dele que apostou na escola e contou com esta instituição e não teve sucesso em sua investida.....

a mãe do meu menino,semana passada me disse que ele faltou 3 dias,pois ela preferiu deixar em casa,pois ela sabe que ele anda muito agitado e deveria estar perturbando a aula.....
sabe o que eu fiz??? insisti para que ela não o deixasse mais em casa..pois o lugar dele é conosco,como todas as demais crianças...

Se você trabalha numa padaria e faz uma torta maravilhosa por que seu patrão comprou os melhores ingredientes você não acha que esta parceria deu certo???
Porém se você faz uma torta horrível,por falta de ingredientes,você acha que os clientes da padaria vão ser solidários contigo e ter pena de você????

desculpe o exemplo tosco,mas .o que os professores querem é condição de trabalho,parceria e apoio das mantenedoras... apenas isso;

a inclusão está aí sim..é direitode todos de conviver e ter condições de se desenvolver....

antigamente essas crianças ficavam escondidas..hoje estão na sociedade..graçs a Deus...

ainda penso que sim,é dever de todos nós que portadores de necessidades especiais tenham seus direitos garantidos....que possam viver dignamente e aprender,na medida do possível a ser independentes....

não são um fardo não....aliás,quem convive com eles muitas vezes diz que são pessoas maravilhosas....mães e pais na maioria das vezes em seus relatos nos contam que tal filho é uma benção e que aprendem muito com eles.....

acredito sim ,que deve ser repensada esta forma de inclusão....deixar de ser discurso político e se tornar uma realidade que respeite as crianças,as famílias e nós profissionais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário