sábado, 1 de maio de 2010

política de inclusão-meu relato de professora 3

mas quis contar isso aqui,pois às vezes leio coisas que me chateiam....
professor parece que é tudo igual,não tem valor,não gosta das crianças,está lá só pelo salário(e que grande salário!)...enfim,está quase sempre contra as famílias...parece que queremos o mal das crianças....

quis mostrar que muitas vezes nosso dia a dia é cruel....passamos por situações que uma mãe com 1,2 ou 3 filhos não passa nunca....
e,embora não sejamos as mães,as crianças estão sim sob nossa responsabilidade.....

só gostaria que as colegas lessem este caso que contei.....para perceber um pouquinho o outro lado da moeda......
é a falsa inclusão,um caminho sem volta..porém sem recursos e nem capacitação dos profissionais....

não sou contra,de forma alguma..porém acredito que precisamos oferecer algo aos nossos alunos e não privá-los de atividades e condições que melhorariam seu desenvolvimento e interação.....o que ocorre na maioria das escolas é a exclusão destes alunos...

muitas vezes,por não terem condições de fazer as atividades que a turma está fazendo,são entertidos com algum joguinho ou brinquedo que lhê chame a atenção..e enquanto isso a profe consegue alguns momentos para auxiliar a turma....

não condeno quando isso acontece sabe,pois muitas vezes não temos com dar conta...
como eu falei lá no início..como vou alfabetizar meus alunos,que é a grande pedida do 1º ano??? se não aparecer ninguém pra me ajudar...não sei mesmo como fazer....
abençoadas professora que tem uma monitora SEMPRE acompanhando os alunos..
aqui em Porto Alegre,a prefeitura oferece uma estagiária de inclusão por turno.....para atender a demanda que houver,independente do número de alunos com necessidades especiais em cada escola.....

na minha escola,hoje,dia 14 de abril de 2010 somente veio a estagiária para o turno da tarde.....

a estagiária para o turno da manhã,que irá me auxiliar e atender também os alunos que tiverem necessidades nas demais 22 turmas do turno manhã ...ainda não apareceu.....

Um comentário:

  1. Olá...
    Amei seu relato e parabenizo pela atitude e coragem, são poucos como você que abração a causa.

    Sou educadora, apaixonada por meus alunos, trabalho com projetos sociais dentro de uma escola publica, tenho inumeros alunos, cada um com uma sistemática diferente, mas amo todos igualmente e faço questão também de te-los comigo diariamente...

    Estou precisando de ajuda, um de meus alunos anda muito ativo, agressivo e irredutivel a algumas regras da sala de aula dele, a professora não consegui e nem se esforça para atrai-lo já veio me solicitar que tirasse o mesmo de nosso projeto, desta forma queria ver se você não teria dinamicas, brincadeira ou mesmo tarefas divertidas as quais eu pudesse abordar dentro de sala com ele e os outros, quero chamar a atenção deles para o respeito e amor ao proximo, o compromisso com os estudos, mas quero fazer isso de forma divertida e dinamica, pois rotineira eles já tem...

    Aguardo!!!

    cecyllya@gmail.com - 61-3625 7975 e 61-91977028.

    ResponderExcluir